O Curso de Tecnologia em Telecomunicações das Faculdades Integradas Barros Melo proporcionará a seus alunos uma experiência única, moldada pelas tendências do concorrido mercado de trabalho. Mais do que simplesmente dominar várias técnicas, ser um profissional de telecomunicações é compreender que sua atuação está inserida em um contexto social e que os projetos devem levar em conta questões socioeconômicas, ambientais, qualidade e a melhor relação custo/benefício. Assim, durante as aulas serão explorados a fundo diversos conceitos e processos necessários ao profissional egresso, tais como bom relacionamento, criatividade, curiosidade para a pesquisa de novas soluções e melhorias de soluções existentes e comprometimento com resultados.
Além de adquirir esses conhecimentos os alunos aprenderão a planejar, implantar, operar e manter sistemas de telecomunicações, além de gerenciar equipes, processos produtivos, sistemas de informação e projetos de pesquisa. O egresso estará preparado para atuar em Empresas Prestadoras de Serviços de Telecomunicações, Instituições Financeiras, Comércio, Indústria e Empresas de Comunicação de Massa. O coordenador do curso, prof. Dr. Edison de Queiroz Albuquerque, destaca alguns compromissos do curso:
FORNECER UMA BASE SÓLIDA
Dominar as tecnologias atuais como soluções de acesso, enlaces via rádio, fibra-óptica, satélite e meios metálicos. Telefonia, dados dedicados e comutados por circuito e por pacotes, rádio broadcast e televisão. Redes de computadores e sua segurança e gerência. Soluções sem fio, como telefonia celular, VoIP, BlueTooth, WiFi e WiMax. Dominar as redes baseadas na família de protocolos TCP/IP como a Internet e suas Aplicações.
INCENTIVAR EXPERIMENTOS
Os laboratórios de redes de computadores, antenas, fibra-óptica, eletrônica e comutação telefônica da Barros Melo permitirá que os alunos consolidem seus conhecimentos, bem como realizar experimentos, ainda enquanto alunos, no que serão incentivados a publicar seus resultados e experiências em revistas e congressos.
EXPLORAR TECNOLOGIAS
Novas tecnologias aparecem quase que diariamente, portanto estará sempre atualizado é um dos requisitos do egresso da Barros Melo. IPv6, QoS, MPLS, VoIP, WiFi, WiMax e Bluetooth estão em constante evolução, apresentando versões melhores e mais rápidas. A Barros Melo formará alunos sintonizados com o estado-da-arte das tecnologias de telecomunicações.
PRATICAR TELECOMUNICAÇÕES EM TODAS AS SUAS FORMAS
Planejar e implantar sistemas de telecomunicações, além de operá-los e mantê-los. Este é por excelência um trabalho do profissional de telecomunicações. Dimensionamento da rede, escolha das soluções de acesso, dos meios usados nos enlaces, escolha dos equipamentos por capacidade, qualidade e preço são algumas habilidades que serão trabalhadas. Gestão da qualidade, gerência das redes, segurança dos dados empresariais ajudam a construir na mente das pessoas a confiança necessária.
PREPARAR PARA NOVOS DESAFIOS
A versatilidade exigida pelo mercado e pelo meio acadêmico obriga os profissionais a estarem sempre prontos para enfrentar novos desafios. As Faculdades Integradas Barros Melo inovam ao introduzir no currículo de seu curso de Telecomunicações disciplinas relacionadas à legislação pertinente, à economia e ao empreendedorismo. Ser contratado por uma empresa ou ousar em seu próprio negócio? Os egressos estarão aptos qualquer que seja sua opção.
DISCUTIR O PRESENTE E OLHAR PARA O FUTURO
Relações de consumo, impacto ambiental, estabilidade sustentável, viabilidade econômica, novas tecnologias, ética profissional, cultura de massa e empreendedorismo serão questões amplamente discutidas durante o Curso de Tecnologia em Telecomunicações das Faculdades Integradas Barros Melo. Desde já, nos preocupamos em sensibilizar nossos alunos com o atual e com o futuro, com o que está consolidado e com as tendências.
O caráter multidisciplinar do curso fornecerá ao aluno de Telecomunicações da Barros Melo as habilidades de:
• planejar Redes de Telecomunicações;
• especificar equipamentos e softwares para a construção da rede planejada;
• proceder licitação para escolha de fornecedores;
• efetuar a análise das propostas apresentadas;
• efetuar testes em fábrica e em campo para comprovar a qualidade e a adequação dos itens fornecidos;
• instalar e operar Redes;
• manter a rede nas condições de funcionamento especificadas no planejamento;
• gerenciar o funcionamento da rede, o tráfego cursado, determinando pontos de congestionamento para a adoção de eventuais medidas de correção;
• gerenciar o tráfego para detectar variações anormais e tomar as medidas adequadas;
• elaborar política de uso de rede para orientar os usuários e apontar eventuais infratores;
• gerenciar a rede quanto à segurança do sigilo e integridade;
• gerenciar equipe de projetos, instalação, operação e manutenção;
• seguir carreira de pesquisa acadêmica;
voltar