O secretário de Defesa Social João Braga esteve na AESO, na noite de ontem, para apresentar o Conselho Estadual da Paz, que tem como principal objetivo fazer o acompanhamento, avaliação e formular propostas para as políticas de Defesa Social no estado. A palestra contou com a participação da Dra. Ivânia de Barros Melo, diretora da faculdade, e do Major Wilson Santos, da Polícia Militar.
Segundo Braga, o Conselho vai discutir os índices de violência e criminalidade em Pernambuco, estabelecendo metas e estratégias de ação para seu combate. Para isso, conselhos de paz serão instalados em 217 circunscrições do estado. Haverá, ainda, ouvidorias que atuarão 24 horas apurando denúncias sobre a conduta policial.
A implementação do Conselho da Paz faz parte das ações do novo plano de gestão da segurança pública estadual, que estão focadas no sentido de garantir a participação social, a maior integração entre as polícias e a modernização da estrutura policial, além de aumentar a eficiência dos órgãos operativos de inteligência.
O secretário também falou que o serviço do 190 deverá ser reformulado. Segundo ele, existe um grande problema de trotes. A polícia recebe em torno de 22 mil ligações por dia, das quais, aproximadamente, 27% são falsos alarmes. Para combater esta prática, deverá ser criada uma campanha de educação voltada principalmente para crianças, que representam grande parte deste problema. Através da criação de um pré-cadastro para o serviço do 190, os usuários que incluírem seus dados terão preferência no atendimento. Essa idéia espera diminuir também o número de trotes e diminuir o tempo de resposta das operações solicitadas.
João Braga mostrou ainda um projeto de compatibilização de áreas, onde o estado é dividido em territórios, áreas e circunscrições, cada uma obedecendo a uma quantidade de policiais com cargos específicos (delegado, tenente, tenente coronel, entre outros). Serão distribuídas cartilhas mostrando as divisões, os nomes e os cargos de cada policial dessas áreas.
Após a palestra do secretário, foi aberto um debate com o público que abordou os freqüentes assaltos a ônibus, a eficiência da polícia, as parcerias entre estado e municípios, entre outros temas.
Outros pontos do projeto podem ser encontrados no endereço:
http://www.sds.pe.gov.br
voltar