Não se sabe ao certo onde ele surgiu. Tudo indica que suas raízes estão fincadas em terras baianas, e que sua origem primeira seria a influência africana trazida pelos inúmeros escravos que povoaram aquela região.
Não tem quem não bata um pezinho ou ensaie um batuque numa caixinha de fósforos imaginária ao ouvir os primeiros acordes de um cavaquinho. E que coração que não estremece ao lamento de uma cuíca? Pois é... não importa muito a sua origem, o samba veio pra ficar.
Da ensolarada Bahia às plantações de café do Rio de Janeiro, o ritmo ganhou novos contornos e novos instrumentos. Um dos grandes nomes para sua popularização foi Noel Rosa, responsável pela união do samba do morro com o samba do asfalto.
Depois disso o samba se subdividiu e começou a crescer em várias direções, como o samba-canção, bossa nova, pagode, samba-enredo e muitos outros.
Pode-se dizer que é o gênero musical onde nós vamos encontrar a maior quantidade de “gênios” da música, como Tom Jobim, Vinicius de Moraes, João Gilberto e Chico Buarque.
A Rádio Intervalo traz, esta semana, um pouco da alegria do samba. Pra ouvir batucando e celebrando a vida!
Semana Samba (13 a 17/11)
Segunda
Tom Jobim – Garota de Ipanema
Zeca Pagodinho – Deixa a vida me levar
Gal Costa – Aquarela do Brasil
Terça
Jorge Bem Jor – O telefone tocou novamente
Chico Buarque – Homenagem ao malandro
Seu Jorge – Carolina
Quarta - Feriado
Quinta
Jorge Aragão – Coisinha do Pai
Toquinho – Tarde em Itapuã
Elza Soares – Primeiro eu
Sexta
Mundo Livre S/A – O mistério do Samba
Beth Carvalho, Zeca Pagodinho e Martinho da Vila – Segure tudo / A flor e o samba
Vinicius de Moraes – Poeta, Poetinha
voltar