Direção de Cinema
Direção de Cinema
Direção é disciplina do curso de Cinema e Audiovisual da Uniaeso
Toda obra cinematográfica necessita de uma grande equipe por trás, que inclui produtor, editor, montador, roteirista e muitos outros. Mas uma função é essencial em todas as etapas de criação e produção de um filme: o diretor.
Esse profissional é responsável por desenvolver uma boa cinematografia, organizando a narrativa, dando vida ao roteiro e conduzindo atuações marcantes. É ele que lidera e determina, juntamente com a equipe, o rumo da obra.
Cada diretor possui suas próprias técnicas, perspectivas e interpretações, que podem ser refletidas na singularidade de suas produções, que, se bem trabalhada, pode se tornar sua marca registrada.
Pensando nisso, separamos uma lista com alguns dos diretores mais notórios do cinema nacional e internacional, conhecidos por suas obras marcantes e características reconhecíveis:
Christopher Nolan possui marca registrada no cinema através de suas produções complexas, não-lineares, criativas e bem executadas, atreladas a performances arrebatadoras.
Dirigiu filmes de sucesso como “Batman: O Cavaleiro das Trevas” (2008) - que rendeu um oscar póstumo a Heath Ledger -, “Interestelar” (2014), “Amnésia” (2000) e o mais recente e aclamado longa, "Oppenheimer", um dos favoritos ao Oscar de Melhor Filme e que pode render também a estatueta de Melhor Direção a Nolan.
Se o ano de 2024 pudesse ser resumido em uma diretora, seria Greta Gerwig. A também roteirista vinha ganhando notoriedade com suas produções e se consolidou na roteirização e direção do longa mais bem-sucedido do ano: "Barbie".
Suas histórias são focadas nas vivências femininas, destacando mulheres fortes em posição de protagonismo.
O vencedor do Oscar de Melhor Direção, Martin Scorsese dirigiu grandes filmes como “Os Infiltrados” (2006), “Taxi Driver” (1976), “O Lobo de Wall Street” (2013), “Ilha do Medo” (2010) e “Os Bons Companheiros” (1990).
O ator Leonardo DiCaprio é presença forte em muitas de suas produções.
Você com certeza já esteve em frente a uma produção de James Cameron. O vencedor do Oscar dirigiu longas como “Titanic” (1997) - produção que lhe rendeu 11 estatuetas, incluindo Melhor Direção - , “Avatar” (2009), “Aliens” (1986) e o clássico “O exterminador do Futuro” (1984, 1991), com Arnold Schwarzenegger.
Steven Spielberg é um consagrado cineasta norte-americano, conhecido por suas obras não só premiadas, mas de grande sucesso de audiência, muitas delas se tornando grandes sagas do cinema, como “Jurassic Park” (1993, 1997) e “Indiana Jones” (1981, 1984, 1989, 2008).
“E.T” (1982), “O Resgate do Soldado Ryan” (1998), “A Cor Púrpura” (1985) e “Amor, Sublime Amor” (2021) são outras de suas obras mais célebres.
Spike Lee é considerado um dos diretores mais notórios dos últimos tempos. Suas obras são conhecidas por colocar personagens negros em posição de protagonismo e abordar questões raciais de forma crítica e criativa.
“Infiltrado na Klan” (2018) e “Malcolm X” (1992) são algumas de suas produções mais conhecidas.
As produções de Quentin Tarantino são de grande influência e renome em Hollywood e no mundo.
Obras grandiosas como “Bastardos Inglórios” (2009) “Kill Bill” (2003, 2004) e “Pulp Fiction” (1994) têm sua assinatura como roteirista e diretor. Foi vencedor de dois Oscars de Melhor Roteiro Original.
Se você é interessado pelo mundo da fantasia e das histórias excêntricas, certamente Tim Burton já foi destaque na sua TV.
“A Fantástica Fábrica de Chocolate” (2005), “A Noiva Cadáver” (2004), “Edward Mãos de Tesoura” (1990) e “Beetlejuice” (1988) são algumas de suas produções mais notáveis.
Guel Arraes é um diretor recifense conhecido pelas obras “O Auto da Compadecida” (2000), “Lisbela e o Prisioneiro” (2003) e “Caramuru” (2001), que fizeram sucesso nacional pelo enredo criativo, tom bem humorado e regionalidade bem marcada.
O cineasta brasileiro Fernando Meirelles dirigiu nada mais, nada menos do que “Cidade de Deus” (2002), um dos filmes brasileiros mais aclamados internacionalmente e que lhe rendeu uma indicação ao Oscar de Melhor Direção. Também dirigiu e roteirizou o filme “Dois Papas” (2019), ao lado de Anthony McCarten.
O diretor recifense Kleber Mendonça Filho vem sendo um dos responsáveis por firmar o estado de Pernambuco como um dos maiores polos cinematográficos do país. Isso porque assinou, durante a sua carreira, grandes produções que colocaram o Brasil, inclusive, na corrida para o Oscar de Melhor Filme Internacional. Entre as mais notáveis estão “Bacurau” (2019) e “Retratos Fantasmas” (2023), que é a aposta nacional para as grandes premiações de 2024.
O curso de Cinema e Audiovisual na UNIAESO conta com a disciplina de Direção Cinematográfica em sua grade curricular. CLIQUE AQUI e saiba tudo sobre o curso!
O vestibular 2024.1 já está aberto e basta clicar neste link para realizar sua inscrição.