Foi dada a largada para a XVI Maratona de Programação que acontece no dia 17 de setembro, a partir das 8h, nas instalações das Faculdades Integradas Barros Melo (AESO). O evento da Sociedade Brasileira de Computação, que existe desde o ano de 1996, nasceu das competições regionais classificatórias para o International Collegiate Programming Contest (ICPC) da ACM. Apelidado de "Batalha dos Cérebros", a competição desafia estudantes a resolver problemas reais de programação em um prazo de cinco horas.
É uma competição destinada a alunos de graduação e início de pós-graduação nas áreas afins da computação - Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, Matemática, etc. Essa busca pela resolução de problemas sempre resulta também na criação de novos softwares e seqüências de código que passam a virar tendência. Este ano, o evento conta com a presença do engenheiro da computação que trabalha no time de aplicações para celulares do Facebook, Herbert de Mélo, que vai ministrar a palestra sobre “XHP – Uma extensão da linguagem PHP”, tecnologia desenvolvida pelo Facebook que estende a sintaxe da linguagem PHP, de forma que fragmentos de XML se tornam expressões válidas da linguagem.
Para o coordenador do curso de Sistemas da Informação da Barros Melo, Roberto Alencar, a competição promove nos alunos a criatividade, a capacidade de trabalho em equipe, a busca de novas soluções de software e a habilidade de resolver problemas sob pressão. “É possível observar que as instituições, e principalmente as grandes empresas da área têm valorizado os alunos que participam da Maratona”.
As equipes, chamadas de times, são compostas por três alunos, que tentarão resolver durante 5 horas o maior número possível dos oito ou mais problemas que são entregues no início da competição. Estes alunos têm à sua disposição apenas um computador e material impresso (livros, listagens, manuais) para vencer a batalha contra o relógio e os problemas propostos.
Os competidores dos times devem colaborar para descobrir os problemas mais fáceis, projetar os testes, e construir as soluções que sejam aprovadas pelos juízes da competição. Alguns problemas requerem apenas compreensão, outros conhecimento de técnicas mais sofisticadas, e alguns podem ser realmente muito difíceis de serem resolvidos. Para participar os interessados devem se inscrever no site da Maratona.
Cronograma
08h - Palestra de Herbert de Mélo Duarte (Facebook)
09h - Chegada dos times e entrega de material
10h - Sessão de aquecimento
12h - Almoço
14h - Competição
19h - Encerramento e divulgação dos resultados
Data: 17 de setembro de 2011
Horário: 8h às 19h
Carga horária: 8 horas