Oficina de produção de instrumentos com Musicou e Fernando Sardo.jpg
Oficina de produção de instrumentos com Musicou e Fernando Sardo.jpg
Os instrumentos são criados a partir de ítens do cotidiano
Na tarde desta quarta-feira (29), a UNIAESO recebeu o projeto Musicou para uma oficina de produção de instrumentos musicais com o músico e luthier Fernando Sardo.
Fernando contou um pouco sobre suas influências musicais, sejam internacionais ou brasileiras que inspiraram a criação de seus instrumentos e de como percorreu os 5 continentes levando sua arte para outros países.
Durante a oficina, Sardo mostrou como um simples cano pode se transformar em uma flauta. Segundo ele, o processo de criação de um instrumento leva um certo tempo para perceber quais notas podem ser extraídas da peça e como vai soar ao final do processo.
Ao pensar num som, Fernando alertou para aspectos sobre a teoria musical por trás de cada decisão no momento da confecção do instrumento. No decorrer da oficina, foram mostrados vários tipos de flautas, seja utilizando um cano com êmbolo ou água para criar diferentes tipos de sons.
Um dos instrumentos que mais se destacou na oficina foi um violino (ou rabeca) criado por Fernando a partir de elementos que são utilizados no cotidiano: cabo de vassoura, lata de biscoito e uma colher.
Os estudantes do projeto Musicou também botaram a mão na massa e também criaram seus próprios instrumentos utilizando canos, mangueiras e balões de festa.
Ao fim, todos puderam praticar com os instrumentos criados e também usar os trazidos por Fernando para a oficina.