Facebook / Reprodução
Facebook / Reprodução
A premiação aconteceu no dia 28 de maio
Leokarcio Cavalcanti, ex-aluno do curso de Jornalismo da instituição, ganhou o Prêmio Cristina Tavares de
Jornalismo. O trabalho premiado foi o radiodocumentário: "Gino César, Memória e História do Rádio Pernambucano", produzido inicialmente como parte da disciplina de Oficina de Radiojornalismo, depois utilizado como Trabalho de Conclusão de Curso, por se tratar de um tema importante para a história do rádio Pernambucano, sob orientação do Professor Marcos Araújo.
Com duração de 30 minutos, o radiodocumentário conta a trajetória do repórter policial, Gino César, quando começou sua vida profissional nos anos 1950, como ator de radionovelas até chegar ao posto de locutor do programa "Bandeira Dois", na Rádio Jornal do Commercio, além de apresentar como nasceu a rádio em Pernambuco. O documentário é construído com efeitos especiais, vinhetas e sonoplastias, sem sonoras, não existe narrador para contar a história, são apenas relatos das pessoas ligadas ao rádio e à vida de Gino César. O trabalho explora a produção radiofônica e como a linguagem popular é inserida ao radiojornalismo. "As indicações e observações de Marcos Araújo sempre me fizeram ter um olhar mais além do que eu enxergava, e isso foi fundamental para que eu evoluísse ao longo da produção e finalização", afirma Leokarcio.
A cerimônia de premiação aconteceu no último dia 28, dividida em 14 categorias, somando 253 trabalhos inscritos por profissionais de: televisão, rádio, internet e mídia impressa. "Penso que o Prêmio Cristina Tavares contempla bons trabalhos, que podem servir de conhecimento, inspiração e referência para estudantes e outros profissionais da área da comunicação. Se eu estiver certo, 'Gino César, Memória e História do Rádio Pernambucano' alcançou seu objetivo", completa.
Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo
O prêmio Cristina Tavares de Jornalismo é realizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais de
Pernambuco(SinjoPE). O concurso homenageia a combativa jornalista e ex-deputada federal por Pernambuco Maria Cristina de Lima Tavares Correia, nascida em 10 de junho de 1934, na cidade de Garanhuns. Cristina Tavares atuou na Assembleia Nacional Constituinte e era incansável defensora de bandeiras como democratização da comunicação, liberdade de imprensa, emancipação política das mulheres, os interesses da população do Estado, justiça social e o desenvolvimento econômico.