Profissionais tarimbados no ramo da logísitica passaram um pouco das suas experiências para os estudantes de administração de empresas da Aeso. Eles participaram do I Ciclo de Debates em Logística, que aconteceu no Cine Teatro, na noite da terça-feira (10).
- Osvaldo Moz Júnior, especialista em Serviço ao Cliente para assuntos logísticos Nestlé e presidente do Grupo de Estudos da Logística em Pernambuco – Gelpe, desenvolveu um panorama do "Desenvolvimento da logística em Pernambuco". Segundo Moz, o Brasil melhorou bastante nos últimos dez anos, em comparação com o resto do mundo. Nos países desenvolvidos, como os Estados Unidos, os gastos com logística variam entre 6% a 8% do PIB. Aqui os custos chegam a 12%.
Melhorar esse índice, para Moz, "é um desafio dentro das nossas dimensões continentais". Uma coisa importante para ajudar as empresas brasileiras é a tecnologia disponível para todos. "Tantos os países de primeiro mundo, quanto nós temos as memas condições tecnológicas para dinamizar esse trabalho", afirma.
De acordo com o especialista, para mudar o cenário brasileiro, é necessário melhorar as rodovias nacionais e mais que isso: reformular as ferrovias em todo o País. "essa seria a saída, já que também não temos estrutura para o transporte fluvial e o aéreo é muito caro e só deve ser utilizado para entregas especiais, como as da empresa Netuno, ou para o transporte de produtos de grandes dimensões", explica Moz.
Sobre Pernambuco, Osvaldo ressaltou a importância geográfica do estado e a tradição no atacadismo. "Pernambuco é o epicentro da Região Nordeste e além do mais o Estado tem a vocação de mascate". Segundo ele, nos últimos anos o cenário local vem mudando para melhor. "Antes faltava profissionais qualificados. Há 6 anos, não tínhamos como nos aprimorar. Agora podemos existem cursos e grupos de estudo sobre logística em Pernambuco. Posso afirmar que o Estado está virando um pólo do setor".
Durante o evento, foram discutidos ainda assuntos como logística no varejo, na indústria e a gestão da cadeia de suprimentos.
voltar